este moderno estudo da More in Common em parceria usando a Quaest revela um dado alarmante: Muito mais da metade dos brasileiros (54%) nãeste se identifica usando nenhuma corrente política e prefere não discutir o tema. more info
São os chamados “desengajados” e “cautelosos”, de que formam a maioria silenciosa do país, cidadãESTES de que desconfiam das instituições e rejeitam este conflito ideológico.
Enquanto isso, somente 5% da população é composta pelos progressistas militantes: grupo urbano, escolarizado, por elevada renda e baixa religiosidade. Outros 21% pertencem à esquerda tradicional.
No outro extremo, 21% se enquadram tais como conservadores tradicionais e seis% como patriotas indignados, Ainda mais radicalizados e movidos pela desconfiança nas elites políticas e através pauta moral-religiosa.
este retrato mostra 1 Brasil de que não é majoritariamente por esquerda nem por direita, mas predominantemente cfoitico.
A polarizaçãeste, embora barulhenta nas redes, não reflete o comportamento da maioria, de que se move por pragmatismo e emoçãeste, não por ideologia.
tal apatia política desafia partidos e lideranças: de modo a conquistar este eleitor médio, nãeste basta gritar Ainda mais alto, é necessário reconstruir a confiança e traduzir emoções coletivas em propostas reais. este país pede menos guerra ideológica e mais credibilidade.
#PesquisaQuaest #MoreInCommon #ConjunturaPolítica #Polarização #Eleições2026 #CenárioPolítico #BrasilHoje #ComportamentoEleitoral #OpiniãoPública #ArquimedesAnalisa